TransdisciplinarCV

Este é um local de discussão e de divulgação da Transdisciplinaridade. A ligação a Cabo Verde tem a ver com as actividades do criador do Blog e com as condições propícias de Cabo Verde para o desenvolvimento da Transdisciplinaridade. Os colaboradores deste Blog são fundadores do Núcleo TransD da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde - uma Universidade Transdisciplinar

Site Meter

segunda-feira, agosto 29, 2005

Interdisciplinaridade vs Transdisciplinaridade



Interdisciplinaridade versus Transdisciplinaridade

Prezados leitores e colaboradores,
Este Blog deve ser um local aberto de discussão sobre a Transdisciplinaridade no geral. Esta discussão beneficiará certamente a todos e particularmente a Cabo Verde, razão, aliás do titulo do Blog.

A Interdisciplinaridade tem (independentemente das diversas interpretações e definições do conceito) sido bastante discutida em diversos fora, com o intuito nobre de fazer avançar a ciência, sobretudo num contexto peculiar em que vivemos actualmente. A Interdisciplinaridade tem sido objecto de alguns seminários internacionais; vou singularizar um que me parece bastante pertinente e que é condensado pela obra seguinte, coordenada pelo Prof. Carlos Pimenta (o primeiro comentador deste Blog). Eis, a súmula: (navegar autores em http://www.campo-letras.pt/index1.html )
AUTORES: Carlos Pimenta (Coordenação) | Jayme Paviani | António Joaquim Esteves | Olga Pombo | Gérard Chazal | Carlos Fragateiro | Silvério da Rocha-Cunha | Nicole Rege-Colet
É imperioso e urgente valorizar a dignidade humana, valorizar o respeito pelo homem e pela justiça social, valorizar o amor e a liberdade, valorizar intensamente – como um dos pilares do futuro que é imperioso construir – “o respeito pela diversidade”. É nesse sentido que a Cátedra Humanismo Latino, enquanto núcleo de reflexão e centro de investigação e ensino, estreitamente vinculado a universidades públicas portuguesas, visa a crítica aos saberes constituídos, a crítica à crítica, a leitura científica da “interdisciplinaridade” e da “interculturalidade”.Foi neste contexto que se realizou “Interdisciplinaridade, Humanidade, Universidade”, constituído por dois blocos de iniciativas: um “Seminário Internacional”, constituído por comunicações e debates, e “Um Teatro para a Inteligência” composto pela representação de duas peças de conteúdo científico e uma reflexão sobre o papel do teatro na unidade dos saberes. Este volume reflecte o Seminário.Os textos contidos neste volume são um interessante contributo para uma atitude cultural e científica diferente, para uma prática de investigação e de ensino mais consentânea com a compreensão do homem e da sociedade, com a transformação do mundo de que somos cidadãos.

Porém, a análise interdisciplinar é feita num contexto de um único nível de realidade. Embora faça avançar a ciência e por conseguinte o conhecimento, ela continua a ser limitada pois a produção do conhecimento não se cinge apenas a um exercício no seio ou sobre uma realidade unidimensional. Esta é uma concepção sustentada por Bassarab Nicolescu a que poderemos ilustrar com a seguinte obra: La Transdisciplinarité – Manifeste, publicada na colecção "transdisciplinarité" das Editions du Rocher. A opinião de um terceiro sobre esta obra, me parece menos pretensiosa, pelo que vos remeto para Resenha de Laura Monte Serrat Barbosa.

Para terminar, devo salientar que a discussão Interdisciplinar está mesmo a ser “re-pensada” por aqueles que a comungam: vejam o site Rethinking Interdisciplinarity. Neste site encontrarão o magnífico artigo The Potential of Transdisciplinarity de Helga Nowotny, acompanhado de um interessante fórum de discussão, prestigiado por conhecidos nomes da esfera do pensamento Inter e transdisciplinar.

quinta-feira, agosto 25, 2005

Apresentação do Blog e do seu criador


Caros leitores e colaboradores.

Este é o primeiro passo para um local de discussão e divulgação da Transdisciplinaridade em Cabo Verde.

Eis em primeiro lugar um pequeno resumo do meu CV, para que possam saber o porquê deste meu "atrevimento":

Jorge Manuel Santos Sousa Brito Professor Catedrático da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. Doutor (PhD) pela Universidade do Arizona (USA) em Ciências do Solo e da Água com vertente secundária em Química Analítica (1990). Especialista (nível pós mestrado) em Pedologia Tropical (1982) pela ORSTOM (França); Mestre (DEA) em Pedologia (1981) pela Universidade de Paris VII e Licenciado em Química para a Investigação (1980) pela Universidade de Nice (França). Professor Convidado do Mestrado em Ecologia Humana da Universidade de Évora onde lecciona o módulo Transdisciplinaridade na cadeira de Teoria Geral dos Fenómenos e Epistemologia Comparativa. Membro do CIRET (Centre International de Recherches et Études Transdisciplinaires). Autor de artigos sobre a transdisciplinaridade publicados em revistas científicas e outras. Ministrou a parte sobre Transdisciplinaridade no seminário Sistemas Informáticos, Análise de conteúdo e Transdisciplinaridade do Doutoramento Educação e Desenvolvimento Humano da UniPiaget/Universidade de Santiago de Compostela. Professor Titular do Instituto Superior de Educação (em licença de longa duração - expira a 30 de março 2006)

O que é a Transdisciplinaridade

O estudo e o uso da Transdisciplinaridade têm por finalidade a compreensão da realidade complexa do mundo actual, fazendo a sua integração centrada no sujeito, e visando a unidade do conhecimento (NICOLESCU, 1996). A Transdisciplinaridade diz respeito ao que se encontra entre as disciplinas, através das disciplinas e para além de toda a disciplina (NICOLESCU, 1998). A metodologia transdisciplinar repousa sobre três pilares: os níveis de realidade, a lógica do terceiro incluído e o da complexidade.

NICOLESCU, Basarab (1996) – La transdisciplinarité, manifeste, Éditions du Rocher, Collection “Transdisciplinarité”, Paris, 1996

NICOLESCU, Basarab (1998) – Éducation, Transdisciplinarité et Politique de Civilisation, comunicação apresentada na Conferência Mundial sobre o Ensino Superior -Paris de 5 a 9 de Outubro de 1998

Chamo-vos igualmenta a atenção para a leitura da Carta da Transdisciplinaridade, assinada pelos participantes no I congresso mundial da Transdisciplinaridade, que teve lugar no Convento da Arrábida (Portugal) em 1994. Os únicos africanos que tiveram o privilégio de co-assinar esta carta, são cabo-verdianos.


Por hoje é tudo. Deixo-vos com dois links sobre trabalhos publicados a respeito da criação de uma universidade transdisciplinar em Cabo Verde:

    MSN Alerts