TransdisciplinarCV

Este é um local de discussão e de divulgação da Transdisciplinaridade. A ligação a Cabo Verde tem a ver com as actividades do criador do Blog e com as condições propícias de Cabo Verde para o desenvolvimento da Transdisciplinaridade. Os colaboradores deste Blog são fundadores do Núcleo TransD da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde - uma Universidade Transdisciplinar

Site Meter

sexta-feira, abril 24, 2009

Religião e Democracia

Costumo referir nos seminários de "Pensamento crítico, Ciência e Sociedade" que as ideias preconcebidas e as convenções, são dois dos principais inimigos de um pensamento livre, dum pensamento transdisciplinar.

A relativização dos conceitos e a atribuição dos seus reais contextos, é um trunfo precioso para o desenvolvimento da nossa capacidade de discernimento.

A questão do direito à opinião e à liberdade religiosa é muitas vezes percebida de forma unívoca, sendo para muitos difícil e temeroso sequer admitir que os de outra crença religiosa possam ter o mesmo direito.

Assim, é com grande satisfação que vos apresento aqui, parte de um discurso que Barack Hussein Obama, actual Presidente dos Estados Unidos da América, fez em 2006 sobre as religiões e a democracia:



..

Etiquetas:

MSN Alerts