TransdisciplinarCV

Este é um local de discussão e de divulgação da Transdisciplinaridade. A ligação a Cabo Verde tem a ver com as actividades do criador do Blog e com as condições propícias de Cabo Verde para o desenvolvimento da Transdisciplinaridade. Os colaboradores deste Blog são fundadores do Núcleo TransD da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde - uma Universidade Transdisciplinar

Site Meter

segunda-feira, agosto 29, 2005

Interdisciplinaridade vs Transdisciplinaridade



Interdisciplinaridade versus Transdisciplinaridade

Prezados leitores e colaboradores,
Este Blog deve ser um local aberto de discussão sobre a Transdisciplinaridade no geral. Esta discussão beneficiará certamente a todos e particularmente a Cabo Verde, razão, aliás do titulo do Blog.

A Interdisciplinaridade tem (independentemente das diversas interpretações e definições do conceito) sido bastante discutida em diversos fora, com o intuito nobre de fazer avançar a ciência, sobretudo num contexto peculiar em que vivemos actualmente. A Interdisciplinaridade tem sido objecto de alguns seminários internacionais; vou singularizar um que me parece bastante pertinente e que é condensado pela obra seguinte, coordenada pelo Prof. Carlos Pimenta (o primeiro comentador deste Blog). Eis, a súmula: (navegar autores em http://www.campo-letras.pt/index1.html )
AUTORES: Carlos Pimenta (Coordenação) | Jayme Paviani | António Joaquim Esteves | Olga Pombo | Gérard Chazal | Carlos Fragateiro | Silvério da Rocha-Cunha | Nicole Rege-Colet
É imperioso e urgente valorizar a dignidade humana, valorizar o respeito pelo homem e pela justiça social, valorizar o amor e a liberdade, valorizar intensamente – como um dos pilares do futuro que é imperioso construir – “o respeito pela diversidade”. É nesse sentido que a Cátedra Humanismo Latino, enquanto núcleo de reflexão e centro de investigação e ensino, estreitamente vinculado a universidades públicas portuguesas, visa a crítica aos saberes constituídos, a crítica à crítica, a leitura científica da “interdisciplinaridade” e da “interculturalidade”.Foi neste contexto que se realizou “Interdisciplinaridade, Humanidade, Universidade”, constituído por dois blocos de iniciativas: um “Seminário Internacional”, constituído por comunicações e debates, e “Um Teatro para a Inteligência” composto pela representação de duas peças de conteúdo científico e uma reflexão sobre o papel do teatro na unidade dos saberes. Este volume reflecte o Seminário.Os textos contidos neste volume são um interessante contributo para uma atitude cultural e científica diferente, para uma prática de investigação e de ensino mais consentânea com a compreensão do homem e da sociedade, com a transformação do mundo de que somos cidadãos.

Porém, a análise interdisciplinar é feita num contexto de um único nível de realidade. Embora faça avançar a ciência e por conseguinte o conhecimento, ela continua a ser limitada pois a produção do conhecimento não se cinge apenas a um exercício no seio ou sobre uma realidade unidimensional. Esta é uma concepção sustentada por Bassarab Nicolescu a que poderemos ilustrar com a seguinte obra: La Transdisciplinarité – Manifeste, publicada na colecção "transdisciplinarité" das Editions du Rocher. A opinião de um terceiro sobre esta obra, me parece menos pretensiosa, pelo que vos remeto para Resenha de Laura Monte Serrat Barbosa.

Para terminar, devo salientar que a discussão Interdisciplinar está mesmo a ser “re-pensada” por aqueles que a comungam: vejam o site Rethinking Interdisciplinarity. Neste site encontrarão o magnífico artigo The Potential of Transdisciplinarity de Helga Nowotny, acompanhado de um interessante fórum de discussão, prestigiado por conhecidos nomes da esfera do pensamento Inter e transdisciplinar.

MSN Alerts