TransdisciplinarCV

Este é um local de discussão e de divulgação da Transdisciplinaridade. A ligação a Cabo Verde tem a ver com as actividades do criador do Blog e com as condições propícias de Cabo Verde para o desenvolvimento da Transdisciplinaridade. Os colaboradores deste Blog são fundadores do Núcleo TransD da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde - uma Universidade Transdisciplinar

Site Meter

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Pensamento lateral e Q.I.

Dado à importância deste artigo (publicado neste blog em Abril de 2006) e de seus links para o estudo do Seminário de Pensamento Crítico, eis que faço a sua "repescagem".

Tendo recebido muitos apelos por um pouco mais de "Pensamento Lateral", acabei por ceder e eis-me a dar algumas indicações a esse respeito. Chamo porém a atenção de que muitas das charadas apresentadas como PL não se enquadram na caracterização feita por Edward de Bono. Algumas são o que podemos chamar de "Perguntas de algibeira" - as que contêm uma espécie de rasteira ou de "casca de banana". Outras testam mais a nossa capacidade de colocar sob forma de equação matemática, um determinado problema "bicudo". Entretanto muitas das de pensamento lateral, são assaz macabras e de bastante mau gosto.
Porém, todas elas constituem um excelente exercício para as nossas mentes e quiça para o desenvolvimento de nosso Quociente de Inteligência (Q.I.). É interessante como a MENSA brasileira usa questões de pensamento lateral na sua rubrica "Passatempos".
Podemos também procurar na revista on-line CiênciaJ, sob a rubrica BKD, uma série de perguntas e problemas interessantes, misto de PL, de perguntas de algibeira e de equacionamentos matemáticos. A revista CiênciaJ é fruto de um grupo de jovens portugueses e sente-se a juventude no modo como as questões são colocadas e as respostas dadas.
Ainda tenho o prazer de recomendar alguns livros como por exemplo:
SER CRIATIVO - Libere seu artista interior com a PNL do mexicano Luís Jorge González, cujo extracto mais relevante da resenha literária do Professor João Nicolau Carvalho para a Livraria Cultura de São Paulo - Brasil, é o seguinte:
Em sete capítulos, além da Conclusão e da Bibliografia, Luis Jorge Gonzalez num estilo altamente comunicativo, vai nos ensinando a alegria de sonhar no contexto da vida. Mostra-nos como podemos aprender a pensar sistematicamente, facilitando nossa capacidade de gerar novas idéias. Explica como fazer para usar integralmente os dois hemisférios cerebrais, apresentando-nos as técnicas do "mapa mental", de Tony Buzan, e os segredos do "Pensamento Lateral", de Edward De Bono. Entramos em contacto com a sabedoria da mente inconsciente – e a iluminação, o "insight", o surgimento de novas idéias
Ainda recomendo as obras de Paul Sloane e Des MacHale:
Clique na foto de Paul Sloane e acederá a um conjunto de problemas de pensamento lateral !

Faça o mesmo na
figura do livro e acederá a outro conjunto.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Paul Sloane said...

Thanks for the comments on the books. If you want to try your hand at lateral thinking puzzles on-line then please visit the Lateral Puzzles Forum at http://www.lateralpuzzles.com

For some aspects of lateral thinking in business please visit my site at
http://www.destination-innovation.com

regards

Paul Sloane

quarta-feira, 26 abril, 2006  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

MSN Alerts