TransdisciplinarCV

Este é um local de discussão e de divulgação da Transdisciplinaridade. A ligação a Cabo Verde tem a ver com as actividades do criador do Blog e com as condições propícias de Cabo Verde para o desenvolvimento da Transdisciplinaridade. Os colaboradores deste Blog são fundadores do Núcleo TransD da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde - uma Universidade Transdisciplinar

Site Meter

quarta-feira, novembro 14, 2007

Da Disciplinaridade à Transdisciplinaridade












Quando estive no 2º congresso mundial de Transdisciplinaridade, tive o privilégio de conhecer duas incansáveis investigadoras da TransD:


Akiko Santos (à direita na foto) - Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), integra o Quadro Permanente do Mestrado em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Ana Cristina Souza dos Santos (à esquerda na foto)- Doutora em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora do Mestrado em Educação Agrícola (PPGEA), lotada no DTPE/IE/UFRRJ.

É pois com muita satisfação que publico aqui um texto que as mesmas tiveram a gentileza de me enviar. Eis o resumo:

O presente texto resume as interações dialógicas efetuadas durante o curso da disciplina Epistemologia e Ciências, oferecida aos alunos do Programa de Doutorado em Ciências Veterinárias/UFRRJ, em 30 horas, de caráter obrigatório. Trata-se de uma pesquisa do cotidiano. A interlocução entre professoras de diversas formações (Química, Física, Filosofia, Educação) com os estudantes integrantes da turma 2004 foi objeto de observação e registro e ensaia uma análise revelando a forma como o contexto e a formação disciplinar ditam regras, conceitos e atitudes de difícil superação. A formação compartimentada que aprisiona as mentes em uma configuração epistemológica que possui categorias conceituais, cultura, linguagem e representações próprias de cada campo do conhecimento especializado, requerendo abordagens metafóricas na construção de uma linguagem comum.
Baixem aqui o texto em pdf:

Da Disciplinaridade à Transdisciplinaridade:





Etiquetas:

MSN Alerts