TransdisciplinarCV

Este é um local de discussão e de divulgação da Transdisciplinaridade. A ligação a Cabo Verde tem a ver com as actividades do criador do Blog e com as condições propícias de Cabo Verde para o desenvolvimento da Transdisciplinaridade. Os colaboradores deste Blog são fundadores do Núcleo TransD da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde - uma Universidade Transdisciplinar

Site Meter

quinta-feira, setembro 07, 2006

Transcultura, Química e Língua cabo-verdiana

Estamos em Cabo Verde num mundo dito crioulo. Já várias vezes aleguei que vivemos e vivenciamos um ambiente transcultural. Há catorze anos atrás comecei a fazer pesquisa em Didáctica da Química em meio socio-cultural cabo-verdiano. Minha prática e meus escritos levaram-me a conhecer a Transdisciplinaridade pois havia algo disso nos métodos que usava para fazer passar a mensagem aos meus alunos. Esta mensagem era a de um mundo "liliputiano", o da química quântica. Hoje uso igualmente a nossa língua cabo-verdiana para melhor transmitir conceitos e provocar os tais saltos em níveis de percepção.

Recentemente foi publicada uma lei em Cabo Verde que incentiva as instituições de ensino superior a utilizar a língua cabo-verdiana como instrumento e como objecto de estudo, nas suas mais diverss facetas. É assim que a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde foi convidada a participar num programa televisivo sobre esta matéria. Compareci então, acompanhado por um de nossos melhores alunos de Ciências da Comunicação.

Aproveito então para partilhar convosco um extracto do vídeo do programa em questão (divulgado a 17 de Julho de 2006) onde defendo o uso da língua cabo-verdiana como instrumento para melhor explicar certos conceitos em ciências exactas:

MSN Alerts