Seminário de pós-graduação Transdisciplinaridade: Reinventos
Na sequência do comentário feito pelo jornalista Silvino Évora, (responsável pelo diário electrónico "Nós Media") inserto sob o artigo Pensamento lateral e TransD deste blog, chamamos a atenção para o seminário de entrada livre realizado a 7 de Junho 2006 pela Universidade de Coimbra e intitulado Seminário de pós-graduação Transdisciplinaridade: Reinventos.
Eis o resumo:
Eis o resumo:
Ao longo das últimas décadas, no contexto das reflexões que envolvem o caráter da ciência, adquire densidade a discussão acerca das possibilidades de rearticulação dos saberes. Feita de um ansioso e tateante repensar, a ciência, nesse debate, interroga-se e desloca-se, intencionalmente, para o centro. Contudo, todos os saberes, para além da própria ciência, são focalizados à procura de fios de meada e de travessias que possam fazer frente aos limites e aos espaços nodais tecidos pelo conhecimento. Do limite à fronteira: da questionada condição compartimentada da ciência à compreensão dos espaços de atravessamento dos saberes, espraia-se, difusa e incerta, a trajetória desse repensar a razão. A ciência é transdisciplinar, por natureza, estando, sempre, para além de si mesma e dos limites disciplinares que a representa. A ciência é, por isso, também, a negação da própria condição que ela adquire ao longo do processo de especialização disciplinar. Contraditória é a razão. Arrazoada, caprichosamente, projeta e borda limites, crise aprisionada em si mesma. A razão é crise de razão que se exterioriza, na ciência que se redesenha, através do desejo de encontros, de esquinas. Feita de uma ética recuperada, a transdisciplinaridade, ecologia de saberes, é a manifestação da sensação de perda e falta, a imagem da busca do encontro do outro — porque nele se existe. A transdisciplinaridade, ecologia de saberes, é a ciência que, ao se repensar, permite ao homem interrogar a sua condição e existência. Esvaziado de humanidade é o homem, coberto de razão excludente, pleno de limites e prisões. A ciência da ciência é o saber, falível, frágil, desassossegado, que o homem procura e nele se interroga para se descobrir no outro.Cássio Eduardo Viana Hissa
Universidade Federal de Minas Gerais
1 Comments:
Obrigado Jorge por ter feito referência ao NÓS MEDIA no seu blog e por me ter reavivado a memória de que o encontro em Coimbra acontece Hoje.
Pelo resumo que se pode ler no seu espaço, o encontro parece ser interessante. Cada vez mais, há necessidade de um cruzamento de olhares na Ciência. Espero que esse diálogo entre os vários ramos do campo científico venha a ser forte em Cabo Verde, uma vez que estamos numa fase muito incipiente de investigação científica e precisamos de uma espécie de "Djunta Mó" entre os vários sectores da investigação para começarmos a produzir conhecimento sobre o país, com o rótulo de "Made in Cape Verde".
Abraço e continuação de bom trabalho
Silvino Évora
Enviar um comentário
<< Home