TransdisciplinarCV

Este é um local de discussão e de divulgação da Transdisciplinaridade. A ligação a Cabo Verde tem a ver com as actividades do criador do Blog e com as condições propícias de Cabo Verde para o desenvolvimento da Transdisciplinaridade. Os colaboradores deste Blog são fundadores do Núcleo TransD da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde - uma Universidade Transdisciplinar

Site Meter

quarta-feira, maio 10, 2006

Tempo e espaço nas metáforas dos Hopi (2ª parte)

Hug! diria o chefe índio Hopi
O passado está em frente de mim e o futuro está atrás de mim!
O elemento de comparação desta metáfora não é a linha do tempo (cronológica) mas a linha do espaço (topográfica). Um Hopi diz que o passado está à frente porque ele consegue ver e olhar para ele, como quem disfruta de uma paisagem. O futuro está atrás, porque lhe pode apanhar de surpresa sem que ele o vislumbre ou sinta; trata-se de algo que desconhece e do domínio do intangível.
O modo de pensar e agir dos Hopi foi objecto de estudos antropológicos e linguísticos. Neste particular, serviu de sustentáculo à teoria de que o pensamento seria dependente da linguagem, formulada no início do século XX, por dois lingüistas e antropólogos norte-americanos, Edward Sapir (1884-1939) e Benjamin Lee Whorf (1897-1941). Esta teoria ficou conhecida pelo nome de Hipótese de Sapir-Whorf e repousava sobre dois princípios: o do Determinismo Linguístico e o da Relatividade Linguística. Estes princípios estão bastante evidenciados nos estudos de Whorf sobre a linguagem dos Hopi; vejam estes dois elucidativos artigos: "O Mundo criado pelas palavras" e "p-prime e produção lingüística: percepção e preconceito"
A hipótese de Sapir-Whorf opunha-se nesse tempo à teoria do Estruturalismo de Ferdinand de Saussure. Esta teoria está hoje completamente ultrapassada, mas isto não significa que a hipótese de Sapir-Whorf tivesse sido indubitávelmente comprovada. Antes pelo contrário, muitos dos argumentos apresentados foram prontamente desmantelados. Porém ainda subsiste "um quê" de razoabilidade e até hoje essa hipótese é sustentada e constantemente evocada em cursos de linguística e em teoria da comunicação. Termino remetendo-vos para um interessante artigo de Konrad Szczesniak, denominado "O retorno da hipótese de Sapir-Whorf".

1 Comments:

Blogger ancient clown said...

What's happening to our Canadian Natives.
your humble servant,
Ancient Clown

quarta-feira, 09 agosto, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

MSN Alerts