TransdisciplinarCV

Este é um local de discussão e de divulgação da Transdisciplinaridade. A ligação a Cabo Verde tem a ver com as actividades do criador do Blog e com as condições propícias de Cabo Verde para o desenvolvimento da Transdisciplinaridade. Os colaboradores deste Blog são fundadores do Núcleo TransD da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde - uma Universidade Transdisciplinar

Site Meter

domingo, abril 30, 2006

Tempo e espaço nas metáforas dos Hopi (1ª parte)

Numa metáfora há uma componente de sentido figurado, de analogia ou de contextualização em ambiente socio-cultural. Já vimos através de Anthony Judge que as metáforas desempenham um papel importante no âmbito da Transdisciplinaridade.
Estudos linguísticos tiveram lugar no século passado a respeito da influência da língua no pensamento (voltarei a isto na 2ª parte) e um dos autores desses estudos utilizou a língua dos índios Hopi para ilustrar suas teses. Segundo os defensores destas teorias, os Hopis "não tinham a noção do tempo" que "nós" temos. Isto veio a ser contraposto (voltarei a isto). Então eis uma metáfora dos Hopi:

O passado está em frente de mim e o futuro está atrás de mim!
É mesmo para Obelix dizer: "Ils sont fous ces Hopi!"

Bem, como já estão treinados em pensamento lateral, deixo-vos aqui para que encontrem a explicação dos Hopis a esta metáfora.
Até breve com a 2ª parte

MSN Alerts