Transdisciplinaridade e níveis de lucidez
“Transformar a vida em experiência, a experiência
em ciência, a ciência em acção e a acção em
vida... e assim sucessivamente até ao infinito”
Poderá, caro leitor, melhor resumir a essência da Transdisciplinaridade?
em ciência, a ciência em acção e a acção em
vida... e assim sucessivamente até ao infinito”
Poderá, caro leitor, melhor resumir a essência da Transdisciplinaridade?
NICOLESCU (1996) no seu artigo sobre a "Nova visão do Mundo" extraído do livro "A Transdisciplinaridade - Manifesto" nos elucida sobre o significado do conceito:
"como indica o prefixo trans, a Transdisciplinaridade diz respeito a tudo quanto se situa ao mesmo tempo entre as disciplinas, através delas, e para além das mesmas. A sua finalidade é a compreensão do mundo presente, dos quais um dos imperativos é a unidade do conhecimento"
A vida e a experiência (Cultura) está, assim, ligada à Ciência e esta à acção (Tecnologia e Arte) propiciando novos modos de vida. A relação complexa entre e através destes componentes, leva ao que é chamado do fenómeno da Emergência e conduz a novos níveis de realidade e de lucidez. Estes níveis de lucidez vêm corroborar JUDGE (1999) que alega haver diferentes abordagens à compreensão da Transdisciplinaridade:
A mais comum (Transdisciplinaridade - 1) é baseada nos esforços para formalmente relacionar as incidências de disciplinas específicas, fornecendo alguma forma de meta-enquadramento lógico no qual possam estar integradas a um mais alto nível de abstracção e interdisciplinaridade. A segunda (Transdisciplinaridade - 2) está associada muito mais intimamente com a experiência individual do momento. Estas duas abordagens são por sua vez confrontadas a outras três formas de Transdisciplinaridade. O uso ilustrativo de metáforas e linguagem figurativa, poderá ser considerada uma forma primitiva de Transdisciplinaridade (Transdisciplinaridade - 0). Isto deve ser considerado distinto da forma de Transdisciplinaridade (Transdisciplinaridade - 3) associada ao uso de metáforas de raiz geradoras com implicações cognitivas fundamentais. Finalmente, será útil lançar a hipótese da existência de uma quinta forma (Transdisciplinaridade - 4) que possa no futuro combinar as características de outras formas numa mais frutífera e operacional maneira.
Esta é a tradução do resumo apresentado para o artigo "Transdisplinarity-3 as the Emergence of Patterned Experience ", contribuição de Anthony Judge ao 1º Congresso Mundial de Transdisciplinaridade realizado na Arrábida em Portugal em Novembro de 1994. Versão condensada publicada em Jose Manuel Ferreira (ed.) Proceedings of the First World Congress of Transdisciplinarity. Lisbon: Hugin Editores, 1999
2 Comments:
Jorge olá tudo bem?
obrigada por seus comentários, o tema é muito interessnate a transdisciplinaridade é primordial para se entender ciencia hoje...
meus contatos dmelare@hotmail.com MSN
meu email dmelare@gmail.com
Aguardo seu contato abraços Daniela
A interdisciplinaridade e o virtual ... qual a relação??
Enviar um comentário
<< Home