TransdisciplinarCV

Este é um local de discussão e de divulgação da Transdisciplinaridade. A ligação a Cabo Verde tem a ver com as actividades do criador do Blog e com as condições propícias de Cabo Verde para o desenvolvimento da Transdisciplinaridade. Os colaboradores deste Blog são fundadores do Núcleo TransD da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde - uma Universidade Transdisciplinar

Site Meter

quarta-feira, novembro 15, 2006

Estudos de Complexidade

Como já tivemos ocasião de mencionar, a Complexidade é uma das traves mestras da Transdisciplinaridade. Agora que a nossa universidade (Jean Piaget de Cabo Verde) começou, pelo segundo ano consecutivo, seu seminário de Pensamento Crítico, Ciência e Sociedade, os alunos da variante Transdisciplinaridade irão certamente conviver com esta temática.
Fazendo jus à grande dinâmica brasileira em matéria de publicações do domínio da TransD, e em consideração à minha amiga Izabel Petraglia*, tenho o particular prazer de anunciar o lançamento de seu livro sobre "Estudos de Complexidade":

*Izabel Petraglia é psicóloga e pedagoga (PUC/SP); mestre em Educação (PUC/SP); doutora em Educação (USP) e pós-doutorada em Ciências Sociais (EHESS – Paris). É professora de cursos de Graduação e Pós-Graduação, atuando há 14 anos na formação de professores. Pesquisadora da Complexidade e Transdisciplinaridade é co-fundadora e coordenadora do NIIC – Núcleo Interinstitucional de Investigação da Complexidade, sediado no Centro Universitário Nove de Julho em São Paulo, onde é professora do Mestrado em Educação. É autora dos livros: Interdisciplinaridade: O cultivo do professor (São Paulo, Pioneira e EDUSF, 1993); Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber (Petrópolis, Vozes, 6ª. Edição, 2001); "Olhar sobre o olhar que olha": complexidade, holística e educação (Petrópolis, Vozes, 2001) e Edgar Morin: Ética, Cultura e Educação – Coletânea organizada em parceria com Alfredo Pena-Vega e Cleide Almeida – (São Paulo, Cortez, 2001).

MSN Alerts