TransdisciplinarCV

Este é um local de discussão e de divulgação da Transdisciplinaridade. A ligação a Cabo Verde tem a ver com as actividades do criador do Blog e com as condições propícias de Cabo Verde para o desenvolvimento da Transdisciplinaridade. Os colaboradores deste Blog são fundadores do Núcleo TransD da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde - uma Universidade Transdisciplinar

Site Meter

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Pensamento crítico, Ciência e Sociedade - Seminário de Transdisciplinaridade

Caríssimos

No quadro do exercício transdisciplinar da universidade em que me insiro, pusemos de pé um núcleo de reflexão transdisciplinar.

Inicialmente constituído por cinco investigadores, este núcleo teve como uma das suas primeiras tarefas a montagem e a execução de um seminário destinado a uma centena de alunos do primeiro ano de cinco cursos diferentes da Universidade Jean Piaget de cabo Verde.

Eis pois o programa ministrado:
NB: são interessantes os "links" das referências bibliográficas

Docentes
(notar a formação diversificada dos mesmos)
Prof. Doutor Jorge Sousa Brito (Regente) - [Química] & [Pedologia]
Mestre Isaías Barreto Rosa - [Informática] & [Gestão]
Mestre Jacinto José Estrela - [Sociologia] & [Saúde pública]
Mestre Maria Adriana Carvalho - [História] & [Ciências da Educação]
Mestre Osvaldo Monteiro Borges -
[Estatísticas] & [Economia]
Disciplina
SOC081 - Pensamento crítico, Ciência e Sociedade
Seminário de Transdisciplinaridade
Cursos, ano e semestre
Ciências da Comunicação (CCO001) - 1º Ano (2005-2006)
Ciências da Educação e Praxis Educativas (CED001) - 1º Ano (2005-2006)
Economia e Gestão (EGE001) - 1º Ano (2005-2006)
Engenharia de Sistemas e Informática (ESI001) - 1º Ano (2005-2006)
Informática de Gestão (IGE001) - 1º Ano (2005-2006)
Carga horária
30h - sessões teóricas em plenária
15h - ateliers
45h - trabalho de campo assistido
Enquadramento e objectivos da disciplina
Este seminário é complemento de formação disponível em todos os cursos da universidade e visa, antes de mais, oferecer aos estudantes a oportunidade de adquirir uma sensibilidade especial que lhes permita descobrir a complexidade das sociedades humanas e, concomitantemente, perceber a diversidade sempre presente na unidade, eliminando possíveis visões unilaterais e limitadas no seio da comunidade científica e/ou profissional em que se insiram. Tem como principais objectivos:
  • Desbravar o caminho para a aquisição de uma visão crítica e transdisciplinar do conhecimento, no âmbito da evolução científica, artística e cultural do Homem na sociedade contemporânea.
  • Fomentar uma abordagem transdisciplinar na resolução de problemas a cargo de equipas pluridisciplinares de trabalho
  • Fazer despertar e incentivar o espírito crítico de modo a elevar os níveis de discernimento pessoais e colectivos
Sistema de Avaliação
Avaliação intercalar - 50%
Fichas de leitura individual / esquemas / resumos / comentários (conceitos e sua problematização)
Constituição de um portfolio com todo o material recolhido e produzido (individualmente) sempre personalizado
Avaliação final - 50%
Por apresentação e defesa do portfolio que inclui também uma apreciação critica individual do trabalho de campo (realizado em grupo) à luz dos conceitos apreendidos no seminário

Programa
1 A disciplina e o respectivo programa
1.1 Apresentação da disciplina e do respectivo programa.
1.2 Considerações sobre as actividades lectivas e a avaliação

2 Introdução ao pensamento transdisciplinar
2.1 O conceito, a origem do termo
2.2 Os fundamentos da Transdisciplinaridade
2.3 Diferenças capitais entre Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade
2.4 A Carta da Transdisciplinaridade

3 O estudo da Complexidade
3.1 Noção de Complexidade
3.2 Análise multidimensional da Complexidade
3.2.1 A dimensão da Física
3.2.2 A dimensão da Biologia
3.2.3 A dimensão da Saúde
3.2.4 A dimensão da Matemática
3.2.5 A dimensão da Informática
3.2.6 A dimensão da Justiça
3.2.7 A dimensão social
3.2.8 A dimensão económica
3.3 Abordagem da complexidade na óptica de Edgar Morin
3.3.1 Princípio dialógico
3.3.2 Princípio da recursão organizacional
3.3.3 Princípio hologramático
3.4 O fenómeno da emergência

4 Transdisciplinaridade, Ciência e Arte
4.1 Renascimento, Da Vinci e o casamento da ciência e da arte
4.2 A Arte com ciência e a Ciência com arte
4.3 A Ciência ao serviço da Arte

5 Património, herança artística e cultural
5.1 O que é o património?
5.2 Património sócio-cultural
5.3 Memória colectiva
5.4 Património cultural
5.4.1 evolução do conceito
5.4.2 abordagens
5.5 Património da Humanidade

6 Formas de Transdisciplinaridade e níveis de lucidez
6.1 T1- Integração formal abstracta
6.2 T2 - Experiência integradora
6.3 T0 - As metáforas interligantes
6.4 T3 - Experiência padronizada
6.5 T4 - Acção expontânea

7 Os pilares da metodologia transdisciplinar
7.1 Os níveis de percepção
7.1.1 As ilusões de óptica
7.1.2 Os estereogramas
7.2 Os níveis de realidade
7.3 A lógica do 3º Incluído
7.4 A Complexidade e o fenómeno da Emergência no contexto transdisciplinar

8 Os sistemas de informação como auxiliares da lucidez
8.1 Introdução aos sistemas de informação.
8.2 Uso de sistemas de informação em contexto organizacional.
8.3 Tomadas de decisão e sistemas de informação.
8.4 Tipos de Sistemas de Informação:
8.4.1 Sistemas de informação de gestão;
8.4.2 Sistemas de informação empresariais;
8.4.3 Sistemas periciais;
8.4.4 Sistemas de apoio à decisão.
8.5 Questões relevantes sobre os sistemas de informação e o seu uso em distintos ambientes

9 Pensamento lateral e mapas mentais como auxiliares do pensamento transdisciplinar
9.1 Os hemisférios cerebrais e suas potencialidades
9.1 A técnica dos mapas mentais
9.1.1 A arquitectura natural
9.1.2 Os fundamentos
9.1.3 A estrutura

10 A abordagem, o pensamento e a atitude transdisciplinares
10.1 Novos modos de produção do saber
10.1 O papel da Universidade
10.1 As mais recentes recomendações
10.1 Temas de concentração

Bibliografia principal
  • ACOSTA, Francisco E. González, Reflexiones sobre la ética - Complejidad ética y estética, [em linha - consultado a 4/11/05], http://www.encolombia.com/medicina/neumologia/neumologia16304-complejidad.htm
  • BIRKHOFF, George D. Matemáticas de la estética, [em linha - consultado a 4/11/05], http://www.elementos.buap.mx/num40/htm/13.htm
  • BRITO Jorge - Por uma Universidade Transdisciplinar em Cabo Verde. Comunicação no colóquio L'Umanesimo Latino e L'Umanesimo Africano. Praia, Cabo Verde, jan. 2000. In: L'Umanesimo Latino e L'Umanesimo Africano. Treviso: Fondazione Cassamarca, 2000
  • BRITO Jorge - A Transdisciplinaridade no Ensino Superior em Cabo Verde - EccoS - Revista Científica Centro Universitário Nove de Julho - SP- Brasil .UNINOVE Ref.: Volume 5, Número 1, Junho de 2003. ISSN - 1517-1949. 2003
  • BUZAN, Tony e BUZAN, Barry. The Mind Map Book - How to use radiant thinking to maximize your brain’s untapped potential. New York - USA: Dutton, Penguin books Inc.,1994.
  • CARNEIRO, A.. Auditoria de sistemas de informação. FCA - Editora de Informática. (2001)
  • CARTER, Philip e RUSSEL, Ken. Como aperfeiçoar o equilíbrio cerebral. Lisboa: Editorial Estampa, Lda. 2002.
  • CONTROLLER, H. (1991) Information Systems security evaluation (1991) Department of Trade and Industry. [em linha - consultado a 20/06/05], http://www.boran.com/security/itsec.htm
  • INSTITUTO ITAÚ CULTURAL. Interação Arte-Ciência, [em linha -consultado a 21/11/05], http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/ enciclopedia/arttec/index.cfm?fuseaction=Detalhe&CD_Verbete=5900
  • JUDGE, Antony J. N. “Transdisciplinarity-3 as the mergence of patterned experience”. In: -1º Colóquio Mundial sobre a Transdisciplinaridade, 1994, Arrábida, Portugal. - Transdisciplinarity / Transdisciplinarité. Lisboa: Hugin Editores, Lda, 1999, pp. 117-14.
  • LÉVY-LEBLOND, Jean-Marc. La ciencia y el mundo, el arte y yo. Entrevista em Revista de la investigación europea. [em linha - consultado a 4/11/05], http://europa.eu.int/comm/research/rtdinfo/special_as/article_811_es.html
  • LOPES FILHO, João - Introdução à Cultura Cabo-verdiana. Cabo Verde: Instituto Superior de Educação, 2003
  • LOUKIS & SPINELLIS Information Systems Security in the Greek Public Sector. (2001)
  • MARQUES, Toni. A arte e a ciência de confundir ciência e arte, [em linha - consultado a 21/11/05] http://www.ekac.org/toni.html
  • MORIN, Edgar - Os sete saberes para a educação do futuro - nº 87 da colecção Horizontes Pedagógico das edições do Instituto Piaget, Lisboa, 2002 - ISBN 972-771-540-0(1999)
  • MORIN, Edgar- Introdução ao Pensamento Complexo - nº 2 da colecção Epistemologia e Sociedade das edições do Instituto Piaget, Lisboa, - 3ª edição 2001 - ISBN 972-771-383-1(1990)
  • NICOLESCU, Basarab. Educação e Transdisciplinaridade / NICOLESCU Basarab et al, Brasília: UNESCO, 2000.
  • NICOLESCU, Basarab. La transdisciplinarité, manifeste, Paris: Éditions du Rocher, Collection “Transdisciplinarité”, 1996.
  • NOWOTNY, Helga. The Potential of Transdisciplinarity, 2003. [em linha - consultado a 20/06/05], http://www.interdisciplines.org/interdisciplinarity/papers/5.
  • PAVIANI, Jayme. “Disciplinaridade e Interdisciplinaridade”. Interdisciplinaridade, Humanismo, Universidade / PIMENTA Carlos et al. Porto: Campo de Letras - Editores, S.A., 2004, pp. 15 a 57.
  • PIAGET, Jean. “L’épistémologie des relations interdisciplinaires”. In: L’interdisciplinarité - Problèmes d’enseignement et de recherche dans les universités, Nice, 1970. Actas do colóquio, OCDE, Paris, 1972.
  • PLANAS, Jorge Alvarado. La estética del caos. [em linha], http://www.antroposmoderno.com/antro-articulo.php?id_articulo=166
  • SILVA, Carvalho & Torres Segurança dos Sistemas de Informação. Centro Atlântico (2003).
  • UNESCO. Déclaration mondiale sur l’enseignement supérieur pour le XXIe siècle et Cadre d’action prioritaire pour le changement et le développement de l’enseignement supérieur. In : Conferência Mundial sobre o Ensino Superior, 1998, Paris.
  • VILLEGAS, Aline Guevara. Los textos visuales para la divulgación de la ciencia: una propuesta de trabajo. [em linha - consultado a 4/11/05], http://www.somedicyt.org.mx/docs/conferencias/Guevara_Villegas_ext.doc
  • WILLCOCKS & MARGARETS. Risk assessment and information system. European Journal of information system. (1994)
  • ZWIRN, Hervé. “Qu’est-ce que l’émergence?”. Sciences et Avenir/L’énigme de l’émergence, Paris, hors-série, nº 143, pp. 16-20, Julho/Agosto 2005
Horário de atendimento ao estudante
Sextas-feiras das 14:00 às 16:00
Resumo
Introdução ao pensamento transdisciplinar - O conceito, a origem do termo; os fundamentos da Transdisciplinaridade. O estudo da Complexidade. Análise multidimensional da Complexidade. Abordagem da complexidade na óptica de Edgar Morin. O fenómeno da emergência. Transdisciplinaridade, Ciência e Arte. Património, herança artística e cultural. Património sócio-cultural. Formas de Transdisciplinaridade e níveis de lucidez. Os pilares da metodologia transdisciplinar. Os sistemas de informação como auxiliares da lucidez. Pensamento lateral e mapas mentais como auxiliares do pensamento transdisciplinar. Os hemisférios cerebrais e suas potencialidades. A abordagem, o pensamento e a atitude transdisciplinares.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Jorge.
Atuando há exatos 25 anos na cidade de Fortaleza,Ceará (Brasil) a trajetória de nossa escola tem se pontuado por trabalhar com o aluno os valores humanos, a consciência ecológica e a cidadania, tornando-o consciente da responsabilidade de suas atitudes para com o Planeta Terra. Além dos conteúdos de cada série, nossa grade curricular está pontuada por um trabalho com a prática de “Laboratórios”, tais como Horticultura, Pomar, Jardinagem, Farmácia Viva, Criação de Animais, Alimentação Natural (Cozinha), Tecnologias Alternativas. Ainda, aulas visando uma nova percepção com o trabalho corporal, incluindo em nossa grade curricular dinâmicas de yoga, biodança, shiatsu e meditação.
Ao longo do nosso percurso, depois de perceber a incompatibilidade dos tradicionais livros didáticos para com a proposta pedagógica da Escola, fomos, desenvolvendo nosso próprio material didático, dentro de uma mentalidade Transdisciplinar. No presente momento, estamos nos dispondo a transmitir essa experiência pedagógica a outras escolas e instituições que desenvolvam trabalhos educacionais e que queiram inserir uma proposta realmente transformadora em suas vivências.

Fátima Limaverde
Diretora da Escola Vila.
vila@escolavila.com.br/editoradavila@gmail.com

quarta-feira, 06 dezembro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

MSN Alerts