TransdisciplinarCV

Este é um local de discussão e de divulgação da Transdisciplinaridade. A ligação a Cabo Verde tem a ver com as actividades do criador do Blog e com as condições propícias de Cabo Verde para o desenvolvimento da Transdisciplinaridade. Os colaboradores deste Blog são fundadores do Núcleo TransD da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde - uma Universidade Transdisciplinar

Site Meter

quarta-feira, janeiro 31, 2007

História, Cultura e Património = Cidade Velha

A Cidade Velha, de verdadeiro nome Cidade de Santiago de Cabo Verde, foi elevada à categoria de cidade em 31 de Janeiro de 1533. Designada muitas vezes de "berço da Nação cabo-verdiana", ela é há já alguns anos, candidata a Património da Humanidade.

Realmente, esta cidade é o exemplo paradigmático de como a História, a Cultura e o Património se confundem, numa convivência transdisciplinar que transborda por todos os cantos desse burgo, e que não é ainda sobejamente patenteado junto da UNESCO para que tal estatuto de Património da Humanidade seja alcançado. Talvez os argumentos mais evidenciados não colham a entusiástica e espontânea adesão dos habitantes desta cidade. Esta questão, aliada também à da conservação do património, foi de certo modo respondida no quadro do programa televisivo "Nha terra, nha crêtcheu", através deste 1º extracto da entrevista:

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Silvino Évora said...

Gostei muito desta sua análise da possibilidade da Cidade Velha vir a ser Património da Humanidade. Realmente, tocou em aspectos muito importantes, centralizadores para o debate que se vai fazendo em torno desta questão.
Abç
S.E.

quinta-feira, 08 fevereiro, 2007  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

MSN Alerts