A MENSAGEM DE VITÓRIA/VILA VELHA
Caríssimos
Cá estou eu de volta do Brasil !
A primeira coisa que gostaria de partilhar e divulgar é a Mensagem de Vitória/Vila Velha
Ei-la:
Preâmbulo
Considerando:
Além de criar condições para o aprofundamento teórico e prático dos três eixos já citados, este Congresso teve o objetivo de analisar criticamente os documentos e experiências transdisciplinares anteriores, afirmando a necessidade de articular a atitude, a pesquisa e a ação transdisciplinares como base para a projeção de ações presentes e futuras.
Conclusões dos trabalhos
Em suas dimensões de atitude, pesquisa e ação a transdisciplinaridade:
Criar
Cá estou eu de volta do Brasil !
A primeira coisa que gostaria de partilhar e divulgar é a Mensagem de Vitória/Vila Velha
Ei-la:
MENSAGEM DE VITÓRIA/VILA VELHA
II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade
06 a 12 de setembro de 2005 - Brasil
06 a 12 de setembro de 2005 - Brasil
Preâmbulo
Considerando:
- que é necessário recordar, valorizar, ampliar e contextualizar a Carta da Transdisciplinaridade, documento adotado no I Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, realizado em Arrábida, Portugal, em 1994;
- que as difíceis situações de sustentabilidade do planeta Terra e sua biosfera estão arremessando a humanidade para uma perspectiva de alto risco, comprometendo sua sobrevivência;
- que a crescente incompreensão entre os indivíduos e os conflitos de todas as ordens, causados principalmente pelas disputas de poder, são alguns dos maiores responsáveis pela explosão de antigas e novas barbáries no mundo atual;
- que somente protegendo o que temos em comum - tudo o que diz respeito ao ser vivo - é que poderemos falar de nossas diferenças, porque elas são as conseqüências de nossa semelhança, qualquer que seja nossa cultura;
- que as questões sociais, éticas, psicológicas, espirituais, políticas, econômicas e ambientais apresentam, na época contemporânea, uma complexidade e seriedade sem precedentes;
- a Atitude Transdisciplinar busca a compreensão da complexidade do nosso universo, da complexidade das relações entre sujeitos, dos sujeitos consigo mesmos e com os objetos que os circundam, a fim de recuperar os sentidos da relação enigmática do ser humano com a Realidade - aquilo que pode ser concebido pela consciência humana - e o Real - como referência absoluta e sempre velada. Para isso, propõe a articulação dos saberes das ciências, das artes, da filosofia, das tradições sapienciais e da experiência, que são diferentes modos de percepção e descrição da Realidade e da relação entre a Realidade e o Real.
- a Pesquisa Transdisciplinar pressupõe uma pluralidade epistemológica. Requer a integração de processos dialéticos e dialógicos que emergem da pesquisa e mantém o conhecimento como sistema aberto;
- a Ação Transdisciplinar propõe a articulação da formação do ser humano na sua relação com o mundo (ecoformação), com os outros (hetero e co-formação), consigo mesmo (autoformação), com o ser (ontoformação), e, também, com o conhecimento formal e o não formal. Procura uma mediação dos conflitos que emergem no contexto local e global, visando a paz e a colaboração entre as pessoas e entre as culturas, mas sem desconsiderar os contraditórios e a valorização de sua expressão.
Além de criar condições para o aprofundamento teórico e prático dos três eixos já citados, este Congresso teve o objetivo de analisar criticamente os documentos e experiências transdisciplinares anteriores, afirmando a necessidade de articular a atitude, a pesquisa e a ação transdisciplinares como base para a projeção de ações presentes e futuras.
Conclusões dos trabalhos
Em suas dimensões de atitude, pesquisa e ação a transdisciplinaridade:
- busca responder às necessidades provenientes da complexa interação dos múltiplos saberes, concepções, valores, experiências e práticas que caracterizam o mundo de hoje;
- visa permear todos os níveis da educação formal e não formal, articulando os diferentes saberes e os diferentes níveis do ser humano;
- incentiva o aprofundamento dos aspectos formais da transdisciplinaridade nas áreas da Ciência, da Filosofia e das Humanidades;
- abre a discussão sobre o aspecto transreligioso do sagrado e sobre sua integração e articulação com outros aspectos da transdisciplinaridade;
- procura evitar o risco de institucionalizar-se como um campo epistemológico rígido, a fim de preservar sua capacidade de investigação aberta, autocrítica e crítica;
- pretende permear as instituições, criar espaços e ações no interior delas, mas sem se institucionalizar de maneira rígida e sem se limitar aos espaços institucionais e formais;
- propõe promover a saúde individual e coletiva e o bem-estar do ser humano na sua multidimensionalidade, articulando seus níveis físico, emocional, mental e espiritual;
- reconhece diferentes modos e níveis de expressão que associam a Arte a valores estéticos e simbólicos, que promovem a conexão entre o sentir e a imaginação, permitindo que os seres humanos se elevem a horizontes novos e mais ricos de sentidos.
Criar
- cátedras transdisciplinares internacionais itinerantes;
- universidades transdisciplinares virtuais;
- programas universitários de graduação, especialização, mestrado e doutoramento para o estudo da transdisciplinaridade;
- redes virtuais e núcleos de estudo, pesquisa e ação transdisciplinares;
- novos modelos e ações de desenvolvimento, sustentáveis, capazes de avaliar criticamente as contradições subjacentes ao modelo de desenvolvimento baseado na tecnociência.
- critérios de avaliação transdisciplinar das ações, levando em consideração parâmetros não apenas quantitativos, mas também qualitativos.
- encontros interculturais que possibilitem uma tomada de consciência dos indivíduos para os valores universais e que estimulem a atitude, pesquisa e ação transdisciplinares.
Vila Velha/Vitória, Espírito Santo - Brasil
11 de setembro de 2005
Comitê Editorial
Américo Sommermann
Maria F de Mello
Vitória M de Barros
11 de setembro de 2005
Comitê Editorial
Américo Sommermann
Maria F de Mello
Vitória M de Barros
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