TransdisciplinarCV

Este é um local de discussão e de divulgação da Transdisciplinaridade. A ligação a Cabo Verde tem a ver com as actividades do criador do Blog e com as condições propícias de Cabo Verde para o desenvolvimento da Transdisciplinaridade. Os colaboradores deste Blog são fundadores do Núcleo TransD da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde - uma Universidade Transdisciplinar

Site Meter

quarta-feira, janeiro 31, 2007

História, Cultura e Património = Cidade Velha

A Cidade Velha, de verdadeiro nome Cidade de Santiago de Cabo Verde, foi elevada à categoria de cidade em 31 de Janeiro de 1533. Designada muitas vezes de "berço da Nação cabo-verdiana", ela é há já alguns anos, candidata a Património da Humanidade.

Realmente, esta cidade é o exemplo paradigmático de como a História, a Cultura e o Património se confundem, numa convivência transdisciplinar que transborda por todos os cantos desse burgo, e que não é ainda sobejamente patenteado junto da UNESCO para que tal estatuto de Património da Humanidade seja alcançado. Talvez os argumentos mais evidenciados não colham a entusiástica e espontânea adesão dos habitantes desta cidade. Esta questão, aliada também à da conservação do património, foi de certo modo respondida no quadro do programa televisivo "Nha terra, nha crêtcheu", através deste 1º extracto da entrevista:

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 19, 2007

TranD no Mestrado de Ecologia Humana

O Mestrado de Ecologia Humana tem tido grande sucesso na Universidade de Évora. Há já alguns anos que temos estado a colaborar com o mesmo, através da leccionação de um módulo sobre Transdisciplinaridade, inserido na disciplina de "Teoria Geral dos Fenómenos e Epistemologia Comparativa", uma das do plano curricular do citado mestrado. A turma do mestrado de 2006-2008 conta com oito alunos de várias nacionalidades (portuguesa, cabo-verdiana e brasileira) e as sessões da citada disciplina desenrolaram-se de 5 a 12 de Janeiro, tendo contado igualmente com um módulo do colega Professor Jorge Rivera.

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Mais um texto para o seminário "História, Cultura e Património"

Na sua recta final, os estudantes do Seminário Pensamento Crítico Ciência e Sociedade, sobretudo na variante de História, Cultura e Património, precisam deste texto, agora disponibilizado pelo seu autor, António Germano Lima, docente desta cadeira. Trata-se de um texto (clique no título para o fazer baixar) sobre:
A PROBLEMÁTICA DO DESCOBRIMENTO E DO POVOAMENTO DAS ILHAS DE CABO VERDE

Etiquetas:

MSN Alerts