TransdisciplinarCV

Este é um local de discussão e de divulgação da Transdisciplinaridade. A ligação a Cabo Verde tem a ver com as actividades do criador do Blog e com as condições propícias de Cabo Verde para o desenvolvimento da Transdisciplinaridade. Os colaboradores deste Blog são fundadores do Núcleo TransD da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde - uma Universidade Transdisciplinar

Site Meter

sábado, dezembro 16, 2006

EUGÉNIO TAVARES: contribuição para a investigação histórico-cultural da sociedade cabo-verdiana

É com muito gosto que apresentamos um trabalho de António Germano Lima, investigador cabo-verdiano do Instituto Superior de Educação e docente na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.
Este trabalho é aqui disponibilizado por duas razões:
  1. Porque Eugénio Tavares é um exemplo paradigmático duma vivência transdisciplinar (faça "clique" na imagem e será dirigido para o site oficial sobre Eugénio Tavares)
  2. Os estudantes do Seminário Pensamento Crítico Ciência e Sociedade, nas suas duas variantes mas sobretudo na de História, Cultura e Património, precisam deste texto, agora disponibilizado pelo seu autor e docente desta cadeira.
Este trabalho podem ser descarregado aqui.

Eis a sinopse do trabalho de 20 páginas sobre Eugénio Tavares:
Os intelectuais integram o grupo dos actores sociais que, através das respectivas obras, deixam contributos valiosos para a reconstituição histórico-cultural das sociedades a que pertencem. Em relação à sociedade cabo-verdiana, Eugénio Tavares é um desses actores sociais, no seu caso, difícil de se contornar. Com efeito, este vulto da intelectualidade cabo-verdiana deixou uma obra vastíssima, abrangendo diversas dimensões da sua sociedade, nomeadamente política, administrativa, musical, poética e jornalística. Assim, homenagear Eugénio Tavares pela investigação das diversas dimensões da sua obra é, para nós, o melhor tributo a que se lhe possa prestar. É este o principal objectivo do presente trabalho, cuja feitura se assenta em fontes materiais, iconográficas, orais e escritas

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Em busca da Nação - uma obra Transdisciplinar

Não sendo propriamente um trabalho sobre a Transdisciplinaridade, esta obra é pela sua complexidade e pela abordagem fugidia a qualquer classificação temática (Ciência Política? Sociologia? História?...) uma viagem "através e para além das disciplinas".
Por outro lado, tratando-se da "reinterpretação do Cabo Verde crioulo" e misturando vivências, factos e sentimentos, não poderia eu deixar de o classificar definitivamente como um trabalho TransD, como já o fizera em outro Blog.

.....................
São estas algumas indicações sobre a edição e sobre o conteúdo da mesma (sumário). Poderão ajuizar da obra "clicando" nas figuras da capa & contracapa e lendo os resumos nelas contidos.

MSN Alerts